Entre em contato










  • Alameda Santos, 211 - Conj. 1410 - Paraíso - SP.

Sua Clínica de Aparelhos Ortodônticos no Jardins

Conhecendo os tipos de aparelhos ortodônticos

Ortodontia é a especialidade dentro da odontologia que se dedica ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da face, prevenção e correção do mal posicionamento dos dentes e arcadas. Através da ortodontia, devolvemos ao paciente sua função mastigatória e estética, atuando desta maneira em sua auto estima, devolvendo a segurança ao sorrir, falar e mastigar.

Hoje dispomos de aparelhos ortodônticos modernos, capazes de fazer com que o paciente tenha mais conforto e menos visitas ao consultório. Ultimamente, muitos adultos têm recorrido a este tipo de tratamento como forma de ajustar o alinhamento dentário e melhorar o seu sorriso. Para quem não deseja utilizar os aparelhos metálicos, a ArtSmileStudio disponibiliza de aparelhos estéticos, praticamente da cor dos dentes ou "invisíveis" (veja acima) e que propiciam maior estética durante o tratamento.

A ortodontista também pode trabalhar em conjunto com outros especialistas, como é o caso do buco-maxilo-facial, onde é preciso fazer um preparo antes da cirurgia e com a fonoaudióloga, reposicionando dentes para melhora da dicção.

Quais razões justificam o tratamento ortodôntico?

Além do grande benefício que é a correção da má oclusão (correção da mordida, desalinhamento e mal posicionamento dentais), ao final de um tratamento ortodôntico a higienização dos dentes também fica mais fácil, permitindo que o paciente tenha uma melhor saúde bucal evitando a formação de cáries e de problemas periodontais.
Em muitos casos, quando há a perda de um dente e o paciente demora para fazer o tratamento para colocar um “dente” (prótese) no espaço, ocorre um grande desalinhamento da mordida, necessitando assim da correção da mesma com aparelho ortodôntico, antes de instalar um implante dentário e posterior colocação do dente de porcelana.
Outra grande vantagem é que quando a ortodontia é realizada, o resultado estético também é uma consequência, pois os dentes ficam alinhados e bem posicionados, tornando o sorriso mais agradável e na grande maioria das vezes com um aspecto mais jovial.

Existe limite de idade para iniciar o tratamento ortodôntico?

A primeira visita ao ortodontista deve ser feita a partir dos 4 anos de idade, onde a criança já tem todos os dentes de leite na boca. O profissional especialista irá examinar e avaliar se há algum problema com a oclusão, isto é, posição que os dentes de cima (maxila) que se encaixam com os de baixo (mandíbula). Podem ocorrer mordida aberta, mordida profunda e ou mordida cruzada, que são resultados de hábitos como chupar dedo, chupeta, respiração bucal, genética, entre outros. A correção nessa fase de vida da criança é feita através de aparelhos removíveis e ou de aparelhos ortopédicos, escolhidos pelo ortodontista que irá estudar cada caso individualmente.

Os aparelhos ortopédicos além de trabalharem com o reposicionamento dos dentes, como faz o aparelho removível, também trabalham com a parte óssea, remodelando-a e direcionando o osso para um correto crescimento. O ideal é que sejam usados antes ou durante o pico de crescimento da criança.

Dependendo do caso, só o uso do aparelho removível e ou ortopédico na infância já é suficiente para a correção dos dentes, até mesmo os permanentes, que poderão já nascer em sua posições correta.

Qual a idade máxima para colocar aparelho ortodôntico?

A idade não é um fator limitante para o tratamento ortodôntico, pois os dentes podem ser movimentados em todas as idades, a partir dos 4 anos. Entretanto, em pacientes adultos, além da avaliação clínica, todo um estudo de radiografias, traçados, modelos de gesso e condição periodontal é feita, para que o tratamento seja e direcionado e diferenciado.

Quais as opções de aparelhos ortodônticos disponíveis atualmente?

Para pacientes adultos, o mais indicado é o aparelho fixo. Temos hoje no mercado uma diversidade muito grande de aparelhos. Quem vai decidir qual é a melhor opção para o seu caso é a ortodontista juntamente com o você, avaliando uma série de fatores como perfil, custo, técnica, durabilidade, estética, entre outros.

Os aparelhos fixos são aqueles que tem as pecinhas (brackets) coladas nos dentes. Os aparelhos convencionais necessitam de borrachas para manter o fio preso no bracket existem dois tipos: os metálicos e estéticos (policarbonato, cerâmicos e safira). A desvantagem desse aparelho é que as borrachas que prendem o fio absorvem os fluidos dos alimentos, manchando e alterando a sua cor, além de causar um atrito no fio.

Hoje dispomos de outros tipos de aparelhos ortodônticos muito modernos, tanto metálicos como estéticos, capazes de fazer com que o paciente tenha mais conforto e menos visitas ao consultório. Ultimamente, muitos adultos têm recorrido a este tipo de tratamento como forma de ajustar o alinhamento dentário, ganhar tempo e melhorar o seu sorriso. Estes aparelhos são chamados de Auto Ligados e possuem uma "tampinha" que abre e fecha, mantendo o fio preso no lugar, não necessitando assim, do uso das borrachas. É uma tecnologia ideal para pessoas que possuem pouco tempo para ir ao dentista, minimizando as visitas de manutenção.

Para quem não deseja utilizar os aparelhos metálicos, a ArtSmileStudio disponibiliza de aparelhos estéticos, praticamente da cor dos dentes (de cerâmica, policarbonato ou safira) ou “invisíveis” (veja abaixo) e que propiciam maior estética durante o tratamento.

As “bandas” (anéis metálicos presos nos dentes do fundo) também evoluíram e hoje em dia quase não são mais utilizadas, a não ser em alguns casos específicos. No lugar de bandas, são utilizados “tubos” colados diretamente nos dentes, facilitando a higiene dos mesmos e prevenindo cáries e infiltrações.

Outro tipo de aparelho que pode ser utilizado é o "Lingual". Eles ficam colados na parte de trás dos dentes, virados para a língua e palato (céu da boca). São indicados quando o paciente deseja estética, porém as desvantagens é que são bastante incômodos e difíceis de higienizar.

Atualmente em nosso consultório, quando o paciente deseja e ou precisa realizar o tratamento ortodôntico e não quer ter nada colado aos dentes, pode-se realizar uma análise e verificar se o caso tem indicação para o aparelho ortodôntico "Invisível", que são placas transparentes removíveis (que o paciente tira e coloca), as quais são trocadas no decorrer do tratamento. A técnica consiste em uma sequência de placas que alinham os dentes de uma forma imperceptível, estética, rápida e confortável.