Entre em contato












  • Alameda Santos, 211 - Conj. 1410 - Paraíso - SP.

Cirurgia Ortognática e ATM

Algumas vezes a oclusão dentária (mordida) está prejudicada não somente pela má posição dos dentes, mas sim por um mal desenvolvimento dos ossos nos maxilares. Esta situação é denominada “Deformidade Dento-Facial”, pois provoca alterações na “mordida” e também na harmonia facial.
A cirurgia ortognática é uma área da odontologia que trata estas alterações dento-faciais que não são possíveis de serem resolvidas apenas com o tratamento ortodôntico, corrigindo a alteração óssea existente, e assim tornando possível que o paciente tenha uma oclusão dentária correta, melhore sua eficácia mastigatória e passe a ter uma face mais harmônica.
O portador de deformidades dento-faciais, frequentemente apresenta problemas nas articulações da mandíbula com o crânio, chamadas de ATM (Articulação Temporo Mandibular). Isto se dá pela alteração da mastigação, quando o encaixe dos dentes está seriamente comprometido pelo mal posicionamento e desenvolvimento dos ossos. Com o tratamento cirúrgico e consequente correção da mordida, as articulações também melhoram sua função, e os sintomas dolorosos decorrentes dos problemas na ATM tendem a desaparecer.
Com os avanços da odontologia, principalmente nas áreas da estética dental e da cirurgia, atualmente é possível obter mudanças significativas no sorriso e na qualidade de vida das pessoas.
Um outro problema sério de saúde é a Apnéia do Sono (interrupção da respiração durante o sono) muitas vezes ocasionada por um tamanho pequeno da mandíbula. Nestas situações a cirurgia ortognática é muito realizada para efetuar o avanço mandibular (trazer a mandíbula para frente) e frequentemente resolve de forma definitiva este grave problema, melhorando significativamente o sono do paciente e sua qualidade de vida.

Como a Cirurgia Ortognática é realizada e onde pode ser feita?

Para este procedimento são necessários exames pré-operatórios que o especialista buco maxilo facial irá solicitar. A cirurgia ortognática é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral e todo o procedimento é feito por dentro da boca, reposicionando os ossos da maxila e ou mandíbula e fixando-os em uma posição adequada com placas e parafusos de titânio.

Como é o pós-operatório?

Geralmente o paciente permanece hospitalizado cerca de um a dois dias e a recuperação continua em casa. Atualmente, a cirurgia ortognática é bastante praticada apenas por profissionais especialistas (buco maxilo facial), com resultados previsíveis, e com os recentes avanços da técnica cirúrgica e materiais de fixação, a recuperação ficou muito mais tranquila, permitindo a volta às atividades normais em curto período de tempo.

Quanto tempo depois da cirurgia ortognática, o tratamento ortodôntico é finalizado?

O paciente retorna ao ortodontista para a finalização ortodôntica cerca de seis semanas após a cirurgia ortognática, para realizar o refinamento do posicionamento final dos dentes.

Marque uma consulta

Preencha corretamente os campos marcados