Entre em contato











  • Alameda Santos, 211 - Conj. 1410 - Paraíso - SP.

Clareamento Dental, sua clínica especializada nos Jardins em SP

O que é o Clareamento dental?

O Clareamento dental ou clareamento dentário é um tratamento utilizado para tornar os dentes mais claros que o tom original.

Tipos de Clareamento dental

Existem dois tipos de clareamento dental, o de auto aplicação (caseiro) e o realizado em consultório.

Para o clareamento de auto aplicação são utilizados produtos com concentrações menores que os aplicados em consultório. Há diferentes marcas e concentrações do produto, e o profissional escolherá qual é a ideal para você, assim como o tempo de uso diário e a frequência. O gel é aplicado em uma moldeira transparente de silicone, feita especialmente para as suas arcadas.

A duração do clareamento de auto aplicação varia de pessoa para pessoa, pois existem alguns fatores que influenciam no clareamento dental, como por exemplo, tom inicial dos dentes e tipo de mancha, maior ou menor resposta a aplicação do gel, sensibilidade, entre outros.

O clareamento de consultório é realizado pelo um profissional e pode ser feito em associação com o clareamento de auto aplicação. Neste tipo declareamento, um gel mais concentrado é aplicado diretamente na superfície dos dentes e monitorado pelo dentista. Dependendo do nível de sensibilidade do paciente, mais de uma aplicação por sessão pode ser realizada.

Com a combinação dos dois tipos de clareamento dental, os resultados atingidos são mais rápidos, porém são variam de pessoa para pessoa. Há dentes que alcançam tons bem claros e outros nem tanto. Nos casos onde o clareamento dental não alcançou o tom desejado pelo paciente, pode serfeito um estudo para instalação de facetas ou lentes de contato de porcelana.

As pastas de dente clareadoras devem ser utilizadas durante o Clareamento Dental?

Não. As pastas de dentes tipo whitening (clareadora) atuam de forma diferente do clareamento dental. Elas possuem substâncias abrasivas em sua composição para facilitarem a remoção da placa bacteriana da superfície do esmalte dental. Por este motivo, elas devem ser evitadas durante o clareamento.

O clareamento dental enfraquece os dentes?

Não. O clareamento dental atua basicamente como uma reação de oxidação dos pigmentos do dentes, isto é, os peróxidos presentes no gel clareador quando em contato com a superfície do dente, liberam oxigênio na estrutura dental . É este oxigênio que vai reagir com os pigmentospresentes e torná-los mais claros. Esse processo não danifica a estrutura dental, apenas modifica a pigmentação existente. É um procedimento seguro e deve ser acompanhado pelo profissional.

As restaurações que possuo vão clarear também?

Não. O gel de clareamento age apenas na superfície do esmalte dental. Se houver alguma restauração de resina composta, coroa, faceta ou lente de porcelana que sejam visíveis, estas necessitarão de substituição após o clareamento, para obter-se o mesmo tom alcançado com os seus dentes naturais.

Produtos clareadores adquiridos fora do consultório dentário

Os produtos clareadores que são vendidos em farmácias, supermercados ou lojas de conveniência, ao serem utilizados sem orientação e cautela, podem causar sérios danos ao indivíduo. Para que os dentes possam receber o gel de clareamento, é necessário que a saúde oral esteja em ordem, tanto gengiva como dentes. Caso exista inflamação, cáries, retrações gengivais, trincas no esmalte, infiltrações em restaurações, entreoutras, a aplicação do gel sem o acompanhamento do profissional pode acarretar em diversos problemas.

Finalização dos Clareamentos Dentais Caseiros

Uma vantagem de envolver o seu dentista no processo de clareamento dental é que ele pode ajudar a determinar o momento correto de finalizar o tratamento. Geralmente chega um momento em que se atinge uma cor de dentes agradável ou um ponto onde parece que já não há efeito debranqueamento.

Depois do clareamento dentário estar finalizado, há um período de aproximadamente 2 semanas em que a cor dos dentes pode voltar um pouco atrás até estabilizar. Quando ocorrer a estabilização será o momento ideal para substituir restaurações de resinas da cor dos dentes ou de próteses de porcelana para condizerem com a nova cor dos seus dentes.

Longevidade dos Resultados do Clareamento Dental

Os efeitos do clareamento dental tem durações variadas, mas na maioria das vezes a cor “satisfatória” pode ficar de um a três anos. Isso irá depender muito da quantidade e frequência de ingestão de alimentos quepossuem corantes e também do grau de facilidade de pigmentação que cada dente possui, devido a sua estrutura.

Tratamentos de Retoque São Necessários?

As pessoas com uma exposição alta a uma dieta rica em corantes como o café, chá, vinho tinto, molhos escuros e tabaco vai necessitar de um tratamento de reforço. Possivelmente de 6 em 6 meses. Para pessoas que tem uma exposição menor às substâncias que causam manchas não vão necessitar de retoques com tanta frequência. Em comparação com o clareamento dental feito pela primeira vez, desde que este tenha sido realizado com a técnica adequada, os retoques são mais simples e rápidos.