Entre em contato











  • Alameda Santos, 211 - Conj. 1410 - Paraíso - SP.

Odontopediatria

Odontopediatria é a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal dos bebês e crianças. Muitas pessoas têm medo de dentista devido a antigas experiências traumáticas que tiveram quando eram crianças, por isso, o trabalho do profissional especializado é extremamente importante, para que toda a conduta seja bem realizada desde o primeiro contato com um dentista.

Quais são os procedimentos efetuados por um odontopediatra?

  • - Orientação da gestante e conscientização dos cuidados com a saúde bucal do bebê;
  • - Monitoramento dos primeiros dentinhos da criança;
  • - Acompanhamento da queda dos dentes de leite e auxílio à extrações, se for necessário;
  • - Acompanhamento do nascimento dos dentes permanentes e auxílio à erupção, se for necessário;
  • - Controle e prevenção de problemas bucais infantis, como restaurações em dentes cariados, aplicações de flúor, selante, avaliação da necessidade de encaminhamento para tratamento ortodôntico, a fim de não prejudicar os dentes permanentes adjacentes.

Por que é importante levar as crianças ao Odontopediatra?

A odontopediatra é responsável pela avaliação, tratamento e acompanhamento do dentes de leite (decíduos) das crianças e dos bebês. O tratamento para crianças requer cuidado especial, eles precisam de maior atenção e técnicas específicas, para que a visita ao dentista seja agradável e torne-se uma rotina desejada. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

O que acontece se não levar a criança para ser acompanhada por um Odontopediatra?

Como todo ser humano, é preciso realizar um condicionamento para que um hábito seja estabelecido. Se a criança não estiver acostumada a ir ao dentista desde bem pequena, ela não compreenderá a importância dos cuidados e da saúde bucal. O acompanhamento por um profissional especialista ajudará o bebê ou criança a fazer da consulta odontológica algo prazeroso e confortável.

Além disso, outros problemas podem ocorrer como:

  • - Nascimento de dentes sobrepostos aos de leite (encavalados/ apinhados);
  • - Cárie devido a má higienização, como a famosa cárie de mamadeira;
  • - Problemas de convívio social da criança provocada pelo nascimento errôneo dos dentes, como mordida cruzada, dentes apinhados, entre outros.