Odontopediatria é a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal dos bebês e crianças. Muitas pessoas têm medo de dentista devido a antigas experiências traumáticas que tiveram quando eram crianças, por isso, o trabalho do profissional especializado é extremamente importante, para que toda a conduta seja bem realizada desde o primeiro contato com um dentista.
Quais são os procedimentos efetuados por um odontopediatra?
- - Orientação da gestante e conscientização dos cuidados com a saúde bucal do bebê;
- - Monitoramento dos primeiros dentinhos da criança;
- - Acompanhamento da queda dos dentes de leite e auxílio à extrações, se for necessário;
- - Acompanhamento do nascimento dos dentes permanentes e auxílio à erupção, se for necessário;
- - Controle e prevenção de problemas bucais infantis, como restaurações em dentes cariados, aplicações de flúor, selante, avaliação da necessidade de encaminhamento para tratamento ortodôntico, a fim de não prejudicar os dentes permanentes adjacentes.
Por que é importante levar as crianças ao Odontopediatra?
A odontopediatra é responsável pela avaliação, tratamento e acompanhamento do dentes de leite (decíduos) das crianças e dos bebês. O tratamento para crianças requer cuidado especial, eles precisam de maior atenção e técnicas específicas, para que a visita ao dentista seja agradável e torne-se uma rotina desejada. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.
O que acontece se não levar a criança para ser acompanhada por um Odontopediatra?
Como todo ser humano, é preciso realizar um condicionamento para que um hábito seja estabelecido. Se a criança não estiver acostumada a ir ao dentista desde bem pequena, ela não compreenderá a importância dos cuidados e da saúde bucal. O acompanhamento por um profissional especialista ajudará o bebê ou criança a fazer da consulta odontológica algo prazeroso e confortável.
Além disso, outros problemas podem ocorrer como:
- - Nascimento de dentes sobrepostos aos de leite (encavalados/ apinhados);
- - Cárie devido a má higienização, como a famosa cárie de mamadeira;
- - Problemas de convívio social da criança provocada pelo nascimento errôneo dos dentes, como mordida cruzada, dentes apinhados, entre outros.