Entre em contato











  • Alameda Santos, 211 - Conj. 1410 - Paraíso - SP.

Tratamento com Sedação Consciente

Diversos são os aspectos que causam ansiedade nos pacientes, no momento em que vão ao dentista. Esse stress acaba por dificultar a colaboração, além de provocar alterações sistêmicas potencialmente prejudiciais ao procedimento ou mesmo à sua saúde. A sedação consciente tem como objetivo proporcionar ao paciente um tratamento de qualidade com muito mais conforto, reduzindo a ansiedade e proporcionando bem-estar e segurança, ou mesmo para que o procedimento se torne possível em pacientes com Fobia ao Dentista. Além disso, aumenta a cooperação do paciente e sua tolerância para tratamentos mais demorados, de modo que tenha uma atitude mental positiva para futuros procedimentos odontológicos.

A sedação consciente é definida como um estado de inconsciência relativa. O paciente, apesar de manter-se colaborativo com o procedimento, não terá lembrança do mesmo. Mantendo reflexos de proteção de vias aéreas e responsivo a estímulos verbais e táteis. O conceito de sedação consciente é totalmente diferente da anestesia geral.

A técnica de sedação consciente chegou para facilitar o tratamento odontológico nos pacientes mais ansiosos e com traumas de cuidados anteriores. Com isso, os próprios profissionais conseguem realizar seus procedimentos com calma, critério e cautela, não tendo que realizar o trabalho apressadamente, para antecipar o término da sessão, pelo contrário.

A sedação consciente pode ser utilizada em praticamente todos os procedimentos e em todas as especialidades.

Como se realiza a Sedação Consciente Odontológica?

O procedimento é realizado por profissional especializado (médico anestesiologista), com experiência em sedação ambulatorial.

Sempre preocupado com a segurança do paciente, o médico anestesiologista terá seus sinais vitais monitorizados (oxigenação, pressão arterial e batimentos cardícacos), de forma contínua ao longo do procedimento, através de equipamentos específicos para isso. O ambiente será adaptado com suplementação de oxigênio e ajustes de mesa cirúrgica para adequado posicionamento e conforto.

A sedação se fará através de medicações endovenosas, com doses adaptadas a cada paciente, de acordo com suas possíveis morbidades, alergias ou mesmo preferências. Com toda a estrutura para possíveis urgências à disposição.

Quais os cuidados são tomados para realizar a Sedação Consciente Odontológica?

Após entrevista prévia para individualização do procedimento e escolha de quais medicações o médico anestesiologista irá utilizar, o paciente será orientado a fazer 8h de jejum pré-operatório e a ter um acompanhante ao final do procedimento. Pois, apesar de bem acordado, não é aconselhável que exerça atividades que exijam atenção. Assim, o acompanhante se torna indispensável para adequada compreensão das orientações pós-operatórias e cuidados aos sair da clínica.

Marque uma consulta

Preencha corretamente os campos marcados